sexta-feira, 26 de novembro de 2010

As TIC's e o envolvimento da ação humana

As tecnologias da informação e comunicação estão cada vez mais ganhando espaço no cotidiano da sociedade humana. Há um novo contexto social transformado através das inovações tecnológicas, um exemplo disso são as compras feitas com cartão magnético, não há mais a necessidade de se ir a um banco sacar dinheiro antes de ir fazer compras.
Na área da educação a interatividade é produtora veloz de conhecimento e está cada dia mais atraindo pessoas para capacitação, através das instituições de ensino a distância, tanto para a área técnica quanto na de educação superior, o então ciberespaço de aprendizagem está aí, ao alcance de todos. A educação a distância alcança lugares distantes de forma simultânea, nas transmissões via satélite, e é tão válida quanto a educação de ensino presencial.
Há ainda certa resistência a aceitação desses avanços tecnológicos, mas, é preciso compreender que esse avanço é fruto dessa própria sociedade que a rejeita e, portanto a transformação social em decorrência dessas inovações tem que ser incorporadas. 
É importante identificar e analisar as determinações de utilização impressas nessas tecnologias, levando em consideração seus limites, pois o controle da ação humana sobre e com relação às inovações tecnológicas é imprescindível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário